(Pel Caç Nat 60 )

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Pel Caç Nat 60 Guiné 68/74 -P58: as nossas amigas, (PRETAS,)de S. Domingos.









Mensagem do Plácido Teixeira da C. cav 3365 S. Domingos 71/73:
Com data de hoje:
26 02 2010.
A viver nos Estados Unidos:
Boston,


As nossas amigas pretas de S.Domingos



"
Durante dois anos, foram a nossa amizade feminina!
Foram nossas companheiras, amigas. Foi com elas que desabafamos ao mesmo tempo que elas nos confidenciavam os seus segredos pessoais!!
Foram nossas lavadeiras, muitas vezes nos davam conselhos. Tinham bonitas caras e bom coracao. Eram carinhosas, meigas e bem dispostas. Com elas, tenho a certeza, que muitos de nos se tornaram homens e com elas perderam a inocencia.
Quem sabe quantos descendentes por la teriam ficado? Nao era afinal nenhum crime, era a naturalidade da vida!! Foi a natureza a trabalhar.
Tinham um amor imenso por nos davam-nos carinho e muita ternura. Eram seres humanos com as mesmas necessidades e carencias ..Choravam, riam e sofriam.Tinham medo e tinham solidao. Falavam connosco como se fossem familia, viviam a vida simples, o isolamento, a solidao tal como todos nos militares!! Bebiam connosco e juntos viviamos a vida.
Eram afinal as nossas amigas que tivemos e deixamos em S.Domingos!!

Fotos © Plácido Teixeira da C. cav 3365 direitos reservados.
_

2 comentários:

Anónimo disse...

Meus amigos

Revejo-me neste sentimento puro e sincero, aquelas mulheres, deram-nos tudo,o que mais precisavamos naquela altura, amor, carinho e afecto, foram nossas namoradas, amigas, irmãs, mães, e guerrilheiras. Tiveram um papel preponderante para que a nossa sanidade mental não fosse mais afectada.
Devemos-lhe uma singela homenagem, ou, quiça, uma visita, um dia...!
Certamente não se esqueceram de nós, tal como nós nunca as esquecemos, fomos a penúltima companhia a estar em S. Domingos.
Um abraço fraterno.

B. Parreira

PT disse...

O melhor que temos daquelas mulheres, e a coragem a valentia e a amizade.Elas foram realmente corajosas.Dentro das condicoes que vivemos em S.Domingos, elas foram valentes pois tentaram defender-se a elas proprias .Nao consigo imaginar, como elas se sentiram ao proteger os filhos, quando sentiam os misseis voar por cima da cebeca, sem saberem sequer, onde eles iam cair.
Foram realmente corajosas e delas, resta a saudade.E a unica homenagem que lhes podemos fazer.