(Pel Caç Nat 60 )

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Pel Caç Nat 60 Guiné 68/74 - P41: IMPROVISAR-DESENRASCAR





O nosso camarada Plácido Teixeira da C. CAV 3365 71/73 S. Domingos.
A viver nos Estados Unidos
Boston,

Enviou a seguinte mensagem com data de hoje:

IMPROVISAR-DESENRASCAR

Amigos
Quantos de nós, que estivemos em S.Domingos 71/73, antes e depois, se lembra das semanas, meses sem electricidade e por isso sem agua?
Era comum andar pelas Tabancas para tomar banho com agua suja de cor barrenta. Dessa agua, tinhamos que beber e ate cozinhar.
Houve alturas que tivemos a necessidade de ir a Tabanca com um Jeep, buscar agua para cozinhar.
Foi por vontade de D.s que nao apanhamos doencas, colera etc, essa agua tinha que ser filtrada, para nao deixar passar certos germes ou bacterias ate mesmo pequenas larvas.
Uma ideia nossa foi apanhar agua das chuvas. Como chovia bastante, a ideia foi arranjar bidons da gasolina e encher sempre que chovia.
Como era muito humido em S. Domingos e o calor era enorme, a gente resolveu o problema de ar condicionado, sauna e banheira!
Quando os Bidons estavam cheios, punha-se um bloco de cimento no fundo, levava-se uma revista a qual era compartilhada por todos, sentavamos dentro do bidom e somente com a cabeça de fora foi resolvido o problema de ar condicionado e de banho. Fomos, portanto, em 71/73, os propulsores da sauna!!! Com a nossa necessidade e inovacao, fizemos a nossa propria sauna!!!
Chamem o que quizerem, para mim era a necessidade das necessidades.
Meus amigos, mais uma historia de Africa, na Guine e do tempo que passamos longe da familia a cumprir uma pena penal pela qual nao houve crime!! Abracos para todos

Fotos © Plácido Teixera, da C. cav 3365 direitos reservados.

_

9 comentários:

Anónimo disse...

Meus amigos

Nunca pensei que ao olhar estas fotos viesse a sentir saudades do Rio Cacheu e dos banhos que tomei no Cais de S. Domingos. Ainda me lembro de uma placa afixada no cais que nos lembrava, para nosso "consolo", a distância a que estavamos de Lisboa, lá estava escrito: Lisboa - 3100Km
Barraca Biró - 4,5Km
Mais uma vez o amigo Plácido apresenta umas belas fotos e faz uma extraordinária descrição dos dias e dos momentos que vivemos em S. Domingos.
Um saudoso abraço para o amigo Plácido e outro para o autor e editor do Blogue, o amigo Manuel Seleiro, que 1 ano antes de nós pisou aquele chão e se banhou naquele rio.

Bernardino Parreira - Faro

Anónimo disse...

Meu amigo Parreira....es mesmo o meu amigo!!
Longe vai o tempo das cervejas e das Tabancas mas perto esta a memoria.Realmente lembro-me de ver os Kilometros para Portugal.
Mas sera que ainda te lembras do ""Pirucas"" desculpa nao posso por a cedilha Abraco amigo pelo teu comentario. Obrigado

Placido disse...

wow Parreira meu amigo ate me esqueci de por o nome no meu comentario de agradecimento....mas sei que adivinhaste....
Uma abraco amigo Placido

Manuel Seleiro disse...

Bom dia,
Caros amigos:
No meu tempo essa placa não se encontrava lá...
Para informação dos amigos, sempre que o Rio estáva cheio aqui o Seleiro atraveçava o Rio a nado.
No meu tempo em S. Domingos as torneiras aínda corriam.
Obrigado meus amigos por essa força que transmitem ao Seleiro...
Mas não é de cereiais!
Lool!
Um abraço, amigos.

Manuel Seleiro

Anónimo disse...

Amigo Placido

Então não me havia de lembrar do Piruças se ele era a figura mais popular de S. Domingos? Aquele individuo africano, afável, e que tinha uma deficiência na voz, e que parecia não se poder separar de nós. Ía diariamente ao Quartel.

Um forte abraço
Bernardino

Anónimo disse...

Bom dia amigo Seleiro

Vê-se logo que é corajoso e que treinou a natação no Rio Guadiana. Ou teria sido na Ribeira do Enxoé?
Olhe que eu, apesar de ter aprendido a nadar no mar algarvio, nunca me atrevi a tanto.
Eu limitava-me a banhar-me no Rio Cacheu, junto ao Cais de S. Domingos, porque sentia terror dos crocodilos noutras zonas.
Abraço amigo
Bernardino

Manuel Seleiro disse...

Boa tarde,
Caro Parreira:
Amigo, foi nos dois...
A primeira vez que atravessei o rio Guadiana foi junto a ponte da CP em Serpa tinha quatorze anos.
O primeiro disparate que fiz foi atravessar o rio Cacheu, só depois me apercebi que havia lá crocodilos...
Nunca mais tomei lá banho.
Um abraço, Parreira.

Manuel Seleiro

Placido disse...

Afinal sou eu o que menos sabia nadar......nao foi por acaso que fomos para o rio com boias!!
So faltou un crocodilo, mas eu penso que ate esses fugiram para lugar mais seguro.
Afinal de contas quando podia mos nao deixava mos o rio em paz.Ate os caranguejos se agarravam onde nao deviam!! E bom mostrar vos esta fotos, pois sempre bem a memoria a nossa vida Abracos amigos Placido

Manuel Seleiro disse...

Boa noite,
Caros amigos:
Pois é meu amigo Plácido, aqui para nós que ninguém nos ouve uma vez perto da margem do rio, de S. Domingos vi a pele e a cabeça de dois crocodilos...
Tavam a secar, não sei quem os apanhou e aonde.
E esta.
Um abraço, amigos.

Manuel Seleiro