(Pel Caç Nat 60 )

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Pel Caç Nat 60 Guiné 68/74 - P38: Os Cornos da Desgraça.











Fernando Tordo
A Tourada,
Clique aqui para ouvir.


Mensagem do Plácido Teixeira da C. Cav 3365 S. Domingos 71/73


Aviver nos Estados Unidos.


Enviou-nos a seguinte mensagem:


Com data de 10 01 2010


Guiné S. Domingos 71/73 andava muito em moda ""OS CORNOS DA DESGRAÇA"" . S. Domingos, guerra, bombardeamentos diarios, miséria , fome, sede, abandono e tristeza geral. A malta andava desmoralizada .Tinha havido recentemente mortes, feridos etc.. Havia que fazer algo!!! Tentar ganhar a confiança, a alegria e moral de jovens com 22 anos, que afinal estavam na flor da juventude. Sentiam a falta de familia, de amor de carinho. Afinal era ainda uma juventude desperdiçada, o melhor que Portugal tinha.............
Tinhamos um pequeno radio a pilhas, sim a a pilhas porque a maioria das vezes nem electricidade, ou agua para tomar banho!!! O gerador, nao trabalhava sem electricidade!!! Ouviamos diariamente no pequeno radio,....a TV Portuguesa esteve em ......A radio esteve em..... o artista musical portugues esteve em.......etc... etc .
Mas que porra, pensei eu um dia!!! Há que fazer algo. Afinal estamos sozinhos. ninguem vem por cá, é perigoso etc. etc.
Nao há TV ou Radio!!! Nao tinhamos a visita de ninguem, nem de um Capelão !!! Nem um veterinario aparecia, eramos afinal como carneiros abandonados, numa zona de perigo!!!!!
Eu nao dormia.... pensava o que fazer, .... algo teria de ser feito e muito rapido.
Tive uma ideia.!! Falei com o Lino, que achou muito bem a minha optima ideia.
Falámos com o Oliveira com o Pedro Oliveira, o Cruz......wow ..o plano estava a andar!!! Estava a ser concretizado os Cornos da Desgraça!!!!!! o meu plano.
Falamos com amigos, explicamos a ideia. De certeza a PIDE estava alerta.
O Oliveira, pôs à disposicão um Jeep e mais veiculos.
Arranjamos uns cornos e a ideia era o ""casamento da desgraça!!
O Lino era o noivo, o Pedro Oliveira a noiva""a desgraça"", eu como era o mais novo fui o das alianças...que afinal foi um par de cornos. O casamento, foi no cais de S. Domingos à beira da água. Nao havia padre/capelão. ..nem foi preciso.
Fizemos de um carro que era a TV, outro a Radio. Havia muita gente a acompanhar a festa.
Passeamos pelas ruas de S. Domingos e a população juntou-se a nós, gostou, e a alegria era comum!! Foi um dia de alegria para todos. Afinal a psicologia é mesmo assim. ...Nesse dia, nao estivemos .....abandonados ou esquecidos,......nesse dia, do PAIGC ,não houve morteirada!!! Eles tambem estiveram connosco!!!! Meu D.s até o ""inimigo foi nosso amigo""!!. foi festa para todos em S. Domingos. Nesse dia foi alegria para todos!!!
Depois, nessa noite, cansado e sem energia, fui para a cama, não consegui dormir e pensei..afinal..quem precisa de Radio ou TV , artistas ou MNF (Movimento Nacional Feminino) ou até de hipocritas?..quando estamos sozinhos, debaixo de fogo constante, abandonados mas com vida, ninguem se lembra de nós. Liguei o radio, pus a cassete, ouvi o Tordo a cantar a Tourada.......!!!! Rezei a D.s "" Shema Israel Adonai Heloeinu Adonai Echaad!! Senti-me feliz e adormeci!! Dormi bem e sem sobressaltos. Conseguimos dar alegria, reanimar a esperança e estavamos felizes...afinal a ideia foi os Cornos da Desgraça à qual nós estavamos entregues....Bem haja amigos

Fotos: © do Plácido Teixeira, Direitos reservados.

_

4 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Plácido
Quem te conheceu sabe que podias ser, psicólogo, jornalista, actor, realizador, porque não te falta inteligência, sensibilidade ou argumentos.
A "Peça de Teatro" escrita por ti, e aqui representada pelos Quixotes, serviu naquela altura para levantar a moral das tropas e teve todo o apoio da população de S. Domingos. As fotografias ilustram bem a situação.
Só quem esteve nos "Cornos da Desgraça" em S. Domingos, militares e civis, sabe avaliar o desgaste físico e psíquico nos 2 anos de Guerra Colonial, entre 1971/1973, lá sofridos.
A tua psicologia resultou, pelo menos por 1 dia, a Guerra parou...!
Parabéns pela tua coragem!

Um saudoso abraço
Bernardino Parreira

PT disse...

Obrigado meu amigo e que continuemos a ter energia para continuar fazendo da vida um mar de rosas Abraco amigo

Anónimo disse...

Ao amigo Seleiro o meu reconhecimento pela abertura deste espaço a todos os ex-combatentes da Guerra Colonial que passaram por S. Domingos. Só por ele, e graças a ele, se revelaram factos concretos de tristezas e alegrias, passadas em S. Domingos, que se julgavam guardadas para sempre.

Um forte abraço
do amigo B. Parreira

Manuel Seleiro disse...

Bom dia,
Caros amigos:
Plácido, os meus parabéns pelo excelente trabalho...
Permita-me que lhe tire o chapéu.
Quanto ao amigo Parreira, estou a dar o melhor:
Mais uma vez fica aqui o apelo para todos os que passaram por S.Domingos, Ingoré o blogue do pel caç nat 60 está aberto a todos Os
camaradas .
Tem aqui o seu espaço...
Para os camaradas, que não conheçem o primeiro cabo Seleiro, fui ferido em S. Domingos ao desactivar uma mina anti-pessoal resultando daí ter ficado cego, e sem a mão direita só com dois dedos na mão esquerda.
É com esses dois dedos que construí este blogue que coloquei ao despor de todos os que passaram por a Guiné, em particular aos camaradas, que passaram por Ingoré/S. Domingos.
Um abraço, Camaradas.