(Pel Caç Nat 60 )

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Pel Caç Nat 60 Guiné - 68/74 - P32: A Terra Vermelha de África







Mensagem Do nosso camarada Plácido Teixeira . cav 3365 S.Domingos 71/73.
Com data de 05 01 2010


A terra vermelha de África.......Um dia eu estava a conversar com o meu filho e a contar

histórias de África. Ele tinha acabado de ter Geografia e estão a estudar sobre África. Ele

falava e pensava que me estava a dizer muita coiza nova para eu aprender. Escutei e ao fim

disse-lhe.Moah, meu filho, eu sei bem o que é África. Tenho muito bons e maus momentos de

África.. Eu estive la. Ele perguntou-me....foste lá de férias? eu sorri e disse.......not really

babe!! Nao, eu estive em África em menino como tu e depois como militar!!!
Os olhos do meu filho alargaram encheram-se de luz!!! Eu com lágrimas nos olhos sorri....mas

tive do meu filho o mais apertado abraço que um pai pode ter!!! depois continuei.
Em Angola, pequeno como tu, tive amigos nativos que andaram comigo na Escola fui feliz e

aprendi que se cortasse um braço, o sangue era igual ao meu. Vermelho, quer isto dizer que somos

irmãos brancos e Africanos. Aprendi e passo para ti. Deus de Israel, nosso Criador criou nos e

portanto somos todos irmãos.
Depois veio a idade e ja grande fui para África novamente.
O meu filho interrompeu-me e fez imensas perguntas!!! Depois de eu contar o que eu passei, os

amigos que eu perdi os amigos que sofreram e ainda sofrem, ele disse-me Respondi a algumas ele

depois disse-me...Pai tu és um herói!!! Eu expliquei.. Sabes meu filho, Deus escreveu os

Mandamentos, um diz...Não matar!!! Aos olhos de Deus sim eu sou um heroi pois nao matei ou

maltratei! Fiz o que a lei de Deus de Israel me ensinou.
Pratiquei a nossa religião em segredo, o Judaísmo e sempre consegui dentro do possível estar com

Deus. Assim fui herói.
Depois disse e expliquei ao meu filho que os verdadeiros heróis, são os que sofreram no corpo,

os maleficios da Guerra. Os heróis sao os que foram abandonados por um Governo que punha a Igreja

acima dos direitos humanos. Heróis sao os que foram tratatos como mendigos e abandonados na rua.
Meu filho disse eu... esses sáo os verdadeiros heróis!!
Ele, com os olhos muito abertos e sem palavras pensava. Finalmente ele disse...Pai essas pessoas

são realmente heróis e Deus está com eles. Quando for a Sinangoga Sábado, vou rezar muito por

eles.Vou pedir a Deus que lhes dê felicidade e amor, Devo dizer que eu chorei. Não sei se de

alegria ou se por ouvirr da boca de uma criança com 8 anos com mais sentido do que os

Governantes Portugueses, não são os de antigamente, mas actualmente!! Disse porém ao meu filho.

Sabes, a terra de África é vermelha. E vermelha talvez pelo sofrimento humano pois são povos

abandonados, com fome sem agua e muita doença. E também vermelha, talvez pelo sangue derramado

por tanto serem gente sem razao sem ideal !!
Meu filho disse............pai tu realmente deste-me uma grande lição sobre África! Vou ser o

melhor quando explicar na Escola que o meu pai esteve em África. Acontece que fui chamado a

Escola e falar a todos os meninos o que era África. Penso que foi bonito.
Agora aos meus Heróis aos que estiveram la e sofreram no corpo, na alma e que sofrem...o meu

mais sincero amor o maior reconhecimento e digo que bem longe na América, uma classe de

pequeninos Judeus, sabem do vosso sofrimento. Bem haja que Deus vos abençoe ....

Nota:
O Plácido Teixeira, escreve-nos dos Estados Unidos.
Conta-nos este bonito diálogo, com o seu filho.
Pede desculpa, porque já tem dificuldade no português.
_

2 comentários:

Manuel Seleiro disse...

Bon dia,
Caro Plácido:
O teu texto é de uma sensibilidade, perfunda...
Tem sido comentado fora do blogue por amigos meus.
Realmente o diálgo, entre pai e filho é simplesmente belo.
Mais aínda quando se trata de uma criança de oito anos.
Bem haja por esta lição de humildade...
Um abraço, para todos os que lutam por uma vida melhor.

Manuel Seleiro

Anónimo disse...

Meu Amigo Plácido

Quando uma criança fica sensibilizada com a tua mensagem, o que sentirão aqueles que sofreram no corpo e na mente as mazelas daquela maldita guerra?
Eu não consigo descrever a emoção que senti ao ler as tuas sábias palavras.
Estive contigo lá e estou contigo cá, mesmo que a distância que nos separa seja grande.
Para todos os camaradas que foram obrigados, tal como nós, a cumprir o SMO e a fazer parte da guerra colonial vai o meu abraço, e o meu alerta, vamos todos estar atentos aos "Sem Abrigo" porque há muitos ex combatentes da guerra colonial a sofrer de stress de guerra e abandonados na rua. Vamos fazer com que o Estado Português cumpra o seu dever de cuidar destes nossos irmãos, que em nome da Pátria arruinaram a sua vida e a saúde física e mental.

Um abraço aos amigos Seleiro e Plácido.

Bernardino Parreira