(Pel Caç Nat 60 )

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Pel Caç Nat 60 Guiné 68/74 -P55: (Você meu amigo.)




Mensagem do Plácido Teixeira da C. cav 3365 -S. Domingos 71/73.
Com data de 14 02 2010
A viver nos Estados Unidos.
Boston,



Voce, tal como eu e todos os demais jovens da nossa idade naquele

tempo, sofremos
os
perigos e horrores da Guerra Colonial, somos todos vitimas. Uns mais

do que outros, vitimas inocentes de abuso politico.
Voce que sofreu no corpo o crime cometido por senhores do poder, que

não pensaram em si, ou em todos nós!! Pensaram somente no poder, no

colonianismo e interesses pessoais com importancia.
Voce que andou numa guerra, injusta e criminosa, voce por quem eu tenho

o maior respeito, voce que foi vitima de interesses, de ditadores

rudes, criminosos que usaram o povo portugues e a sua juventude, que

sacrificaram gerações e as usaram em nome da Pátria .
Voce que continua ignorado, por um Governo que se diz Democratico e

que nada faz pelo seu bem estar ou para aliviar o seu sofrimento e de

sua familia.
Voce que chorou lagrimas de sangue, as mesmas que seus pais, seus

filhos, sua esposa ou ate a rapariga que voce amava, choraram por si.
Voce, amigo que partiu para sempre, deixou tristeza, deixou saudade,

deixou na memoria de todos nós, a boa pessoa e amante da vida, que

voce era.
Voce, amigo que tinha ainda tanto amor para dar e alegria para viver!
Voce, amigo, jovem, cheio de energia e talento e juventude, poderia

ter feito tanto por Portugal, pelos amigos e pela familia.
Voce, meu amigo, que deixou para sempre, os seus companheiros

militares, amigos, mas eles de si nunca se esqueceram . Sabem que

voce, esta com D.s!!
Voce, meu amigo, continua na memoria, desses que consigo jogaram à

bola, às cartas, e que passaram bons momentos numa festa ou até num

almoço.
Esses amigos, ficaram tambem marcados para sempre, pelas tragedias

pessoais dessa guerra, com a saudade, a tristeza do sofrimento. Esses

amigos passaram noites sem dormir, a pensar nos companheiros feridos,

no sofrimento e nos que partiram para sempre. Esses amigos ficaram

marcados pela tragedia e tremiam de medo ao ouvir um barulho mais

forte, mais intenso. Muitos desses amigos, ainda hoje sobrevivem

traumatizados pela guerra, continuam a viver pelas ruas das nossas

cidades!!
Voce, meu amigo, tal como os amigos que partiram para sempre, mais os

que vivem nas ruas, e ainda os que hoje sofrem a saudade de todos

esses menos afortunados, foram vitimas de interesses pessoais e de

poder politico, continuam hoje esquecidos, por outros politicos, com os

mesmos interesses de poder e pessoais. Voce, amigo nao está esquecido,

nunca será esquecido pelo seu amigo, companheiro e camarada. Voce

amigo, continua sempre no pensamento.
Voce, meu amigo, eu nunca o esqueci. Voce, meu amigo, que me deu

palavras de carinho, de ânimo, de força e de coragem para o futuro!

Voce, meu amigo, que confiou em mim, que me deu valor eu nunca o

esqueci. Meu amigo, você foi meu amigo e tenho imenso orgulho de ser

seu amigo!!. As circunstâncias da vida tornaram impossivel que eu lhe

retribuisse a mesma amizade e coragem a mesma confiança, o mesmo valor

!! Voce, meu amigo foi valente, voce teve coragem, voce e ainda hoje

um heroi, porque tenta dar animo e ajuda aos ex-combatentes menos

infelizes . Voce tem lutado e conseguido que eles nunca tenham sido

esquecidos.Voce conseguiu que eles tenham tido uma vida humanamente

mais digna!! Bem haja e que D.s o abençoe



Fotos © do Plácido Teixeira, da C. cav 3365 direitos reservados.

__

3 comentários:

Anónimo disse...

Meu Amigo Plácido

A distância dificulta os contactos mas não apaga as amizades, e passados 37 anos do nosso regresso, agora com mais tempo disponível para a procura, certamente vamos reencontrar muitos amigos que foram ficando pelo caminho.
Na nossa C.Cav. 3365 pudemos desfrutar de uma amizade e companheirismo, puros e sinceros, nos bons e maus momentos. Estas lembranças nunca se poderão apagar das nossas memórias, enquanto Deus nos der vida.
Como eu compreendi, meu amigo, a tua saudação, em forma de mensagem, para todos os amigos, presentes, e ausentes deste mundo.
Sensibilizou-me fortemente, a tua mensagem implícita para um amigo em particular, que devido ao seu seu regresso antecipado, por "força das circunstâncias", não pode festejar connosco a alegria da partida de S. Domingos, nem a da chegada a Lisboa.
Esse amigo, que graças a Deus está vivo, é um Grande Humanista, com provas dadas que é mais forte do que qualquer um de nós, e foi com muita emoção que o vi assumir o comando de uma "guerra", com armas legais, pelos direitos, e pela reabilitação e reintegração dos Deficientes das Forças Armadas.
Um BEM HAJA, para esse Amigo!
É com profunda saudade que recordo a amizade de todos nós, que o tempo não destruiu.
Daqui envio um abraço a todos os camaradas e amigos, muitos dos quais espero reencontrar no almoço/convívio do Batalhão 3846, que se vai realizar no próximo dia 14 de Março.
Para ti, meu saudoso Amigo Plácido, um grande abraço, e que D.s te dê saude para continuares a escrever as tuas memórias.
Para o meu Caro Amigo Seleiro, que nos permite esta troca de lembranças, envio um grande abraço e o meu agradecimento.

Bernardino Parreira - Faro

PT disse...

Meu amigo
Eu acho que o tempo nao apaga as memorias do tempo em que compartilhamos a mesa, os bons e maus momentos a dor e a solidao. O sofrimento e a angustia. Por mais que tentemos esquecer, no e possivel. Obrigado pelas tuas palavras e a amizade meu amigo, descobri que e eterna. So D.s podera tirar o que nos deu na vida!

Anónimo disse...

Meus amigos

Acrescento ainda, ao meu comentário anterior, que tenho de louvar o Amigo Plácido, não só pelos excelentes textos, mas também pelos extraordinarios trabalhos fotográficos apresentados.
Aqui recorda, mais uma vez, alguns dos nossos amigos de S. Domingos, que faziam parte do nosso dia a dia, com quem partilhamos sofrimento e amizade?
Onde estarão estes amigos?
Daqui envio um saudoso abraço para o hospitaleiro Povo de S. Domingos.

Bernardino Parreira