
Memsagem do Plácido Teixeira da C. cav 365 S. Domingos 71/73.
Com data 06 02 2010:
A viver nos Estados Unidos:
Boston
Memórias do tempo Passado.

Desde que disse ao meu filho que estive em Africa, que andei la como
militar, a curiosidade dele em saber mais, e enorme !!.
As perguntas sao incessantes e continuas. A Africa, a guerra, o que
fazia, etc.!!
Por vezes ja nao consigo responder a tanta pergunta. Fico cansado e
por vezes, peco-lhe ate para deixar algumas perguntas para o dia
seguinte.
Disse-lhe o que foi a guerra e qual foi a razao. Expliquei como se
vivia com o perigo.! Como viviam os nativos e como nos os respeitava-
mos como seres humanos, tal e qual como eramos nos. Que genero de
Governo havia em Portugal nessa altura. Que escuro era o nosso Pais
onde nao havia liberdade. Um pais que tinha um Governo que chamava de
""Marranos"" as pessoas com a nossa Fe, Que no servico militar
obrigatorio nao interessava se fossem Marranos, doentes, ciganos ou
outras minorias. Eram todos obrigados a ir para a tropa de onde nao
se podia sair. Enviados para o degredo, para longe da familia, em
Africa.
Contei-lhe como foi a nossa vida na Guine, das privacoes,
limitacoes, abandono e ignorados pelo mesmo Governo!.
Disse-lhe que Portugal era um pais de fome e de pobreza, sem o minimo
respeito pela dignidade humana. Que nao havia democracia e direitos
humanos, que nao havia direito a voto, que nao se podia escolher os
Governantes. Que muitas pessoas roubavam para matar a fome aos flhos e
poder sobreviver.
Disse-lhe que Portugal, nessa altura, nao tinha um Governo legitimo e
como tal, era repudiado, nao era reconhecido pela maioria do Mundo
livre. Que Portugal nao podia comprar armamento, para a nossa defesa,
pois ninguem as vendia a Portugal. Contei-lhe do arame farpado que me
fazia lembrar um campo de concentracao!! Ele, sabe bem da historia e
do passado Nazi, pelo qual esse mesmo Governo teve admiracao!! Ele
aprendeu na escola os crimes cometidos contra um povo, do qual
fazemos parte, somente porque acreditamos num so D.s!!!! Contei-lhe
que esse Governo, tirou alimentos aos Portugueses, para vender aos
Nazis, que esses alimentos foram pagos com o ouro roubado das vitimas
dos campos de concentracao!! Crimes esses que a humanidade e o Mundo
moderno, nao pode negar!!. Contei-lhe das necessidades e privacoes, das
amizades de pessoas que nos respeitaram. Disse-lhe que em 39 anos, eu
nunca falei disto a ninguem, talvez por respeito a mim proprio ou
porque nao queria que outros soubessem o que foi o sofrimento em
Africa. Disse-lhe que antes de eu fechar este assunto para sempre,
era finalmente altura de lhe contar .
Depois de lhe explicar tanta coisa, ele olhou para o chao, houve
silencio e ficou assim algum tempo. Depois um sorriso e um abraco.
Olhou para mim e disse-me, nem sei como o teu pai te deixou ir!!.
As lagrimas estavam nos olhos dele e eu nao pude conter as minhas.
As criancas tambem nos dao licoes de vida, alem das licoes de amor, que
nos dao diariamente. Acredito que o melhor que se pode deixar aos
filhos, sao memorias, o tempo passa, mas as memorias ficam eternamente.
Dedico esta mensagem com homenagem a todas as vitimas da guerra inutil,
injustificada e de terror politico
Meus amigos bem hajam!

Nota:
Vídio enviado pelo Plácido Teixeira.
Carta de um pai para um filho.
Nota:
Do Bernardino Parreira Ex Fur Mil da C. cav 3365 S. Domingos 71/73.
Meu Grande Amigo Placido
A forte emoção que tive ao ler este texto deixou-me sem palavras.
Comove até às lágrimas! Ouvir da boca de uma criança a exclamação "não
sei como o teu pai te deixou ir"!! Trespassa-nos o coração. Meu D.s, as
crianças pensam que os pais os protegem sempre, e nós às vezes ficamos
sem resposta...
Este texto está Excelente, ensina miúdos e "graúdos". B.Parreira
_















.jpg)





.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
















